Ter uma plataforma de presença digital pode ser comparada a ter uma sede física da empresa. O impacto causado pela plataforma de presença digital pode ser fator determinante para que um potencial cliente inicie um diálogo com a empresa, pois a internet ganha cada vez mais espaço e importância no dia a dia das pessoas.
Muitas vezes, a presença digital é o primeiro ponto de contato da empresa com o cliente, fazendo com que esse consumidor possa decidir se quer comprar os produtos e serviços da empresa, se quer consumir as informações disponíveis, ou não.
Os tipos de plataforma mais utilizadas para presença digital, são:
Criar uma plataforma de presença digital tem como objetivos principais aumentar as receitas ou reduzir os custos da empresa, dependendo dos fins, das estratégias e das plataformas utilizadas.
Além disso, a plataforma pode até mesmo ser responsável pelo fortalecimento da marca e construção de proposta de valor na mente do consumidor, e ela faz isso através da entrega de uma boa experiência de navegabilidade para o usuário, através da performance, design e conteúdo.
Independente da plataforma utilizada, os passos para construção de uma boa presença digital são: