Marketing Digital

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É muito comum hoje em dia buscarmos por produtos e serviços na internet. Usamos a internet para pesquisar melhores preços, para buscar informações sobre determinados produtos, e até mesmo para descobrir mais sobre um problema que temos, quando ainda nem sabemos qual solução poderá nos ajudar.

Para as empresas se manterem competitivas, principalmente na internet, elas precisam estar a poucos cliques de distância dos usuários e consumidores que buscam pelos produtos e serviços que ela oferece, resolvendo problemas ou satisfazendo necessidades.

O trabalho de marketing digital é o conjunto de ações e estratégias realizadas na internet para conectar marcas e pessoas com o intuito de gerar satisfação e lucro.

Objetivos de Marketing

Todo trabalho de marketing deve ser direcionado à cumprir determinados objetivos. Nada adianta começar qualquer ação de marketing sem saber que resultados elas podem gerar. Entre os principais resultados que um trabalho de marketing digital bem feito pode trazer, estão:

  • Aumentar a visibilidade da empresa
  • Diminuir o custo de aquisição de cliente
  • Atrair clientes em potencial
  • Ajudar a resolver um problema
  • Ajudar a satisfazer uma necessidade
  • Otimizar o processo de vendas
  • Vender para clientes atuais
  • Construir relacionamento com o público
  • Se tornar referência no seu segmento
  • Aumentar a abrangência da marca

Funil de Marketing

Para que o os objetivos acima possam ser cumpridos, é necessário que a empresa invista em processos de marketing, passando por diversas etapas, conhecido também como funil de marketing. De acordo com o funil, cada etapa corresponde a determinadas ferramentas e práticas, de forma que a empresa consiga atingir os resultados que almeja.

Funil de Vendas no Marketing

Inbound Marketing

Inbound marketing é o conjunto de estratégias e ações que tem como principal objetivo atrair potenciais consumidores para convertê-los em clientes de forma natural e voluntária. Diferente de diversas outras abordagens de marketing, no inbound, é o cliente que encontra a empresa, não o contrário, tornando a relação cliente x empresa menos invasiva e mais produtiva.

O inbound é uma metodologia que trabalha o funil de forma completa, conduzindo o usuário através de todas as etapas do funil, como na figura acima. Cada etapa do inbound possui ferramentas e interações diferentes, pois leva em conta o momento de compra do consumidor, de acordo com a etapa do funil que ele estiver.

O trabalho de inbound marketing tem como principais objetivos, fidelizar clientes, converter visitantes e potenciais clientes, mensurar resultados, manter relacionamento, educar o mercado e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Os trabalhos que são realizados dentro de uma estratégia de inbound são:

  • Gestão de mídias sociais
  • SEO
  • Links patrocinados
  • Marketing de conteúdo
  • E-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Web analytics
  • Criação de ofertas
  • CRO
  • Gestão de Leads
  • Inbound sales
  • Criação de materiais ricos

Mídias Sociais

Estar presente nas mídias sociais já não é mais um diferencial para empresas que querem se destacar no mundo digital. Isso não quer dizer que a empresa deve usar as plataformas e redes sociais de qualquer jeito. É preciso saber extrair o máximo potencial delas, pois antes de mais nada, a empresa estará se relacionando diretamente com o seu público e todo cuidado é pouco.

As mídias sociais possibilitam que uma empresa consiga compartilhar suas crenças e seus valores aos consumidores, gerando valor para a marca e dando voz aos usuários. Além disso, umas das práticas mais usuais das mídias sociais é promover produtos e serviços, se relacionando com o público correto, conhecendo seus gostos e hobbies, interagindo em tempo real, gerando confiança e credibilidade, auxiliando nas vendas dos produtos da empresa.

O trabalho de gestão de mídias sociais é realizado na fase de atração e tem o intuito de atingir dois principais objetivos de marketing, que são aumentar a visibilidade da marca e construir relacionamento.

O que compõe o trabalho de gestão de mídias sociais:

  • Planejamento
  • Definição de Personas
  • Cronograma de Atividades
  • Pautas de Conteúdo
  • Fotografia
  • Criação textual
  • Criação visual
  • Segmentação e qualificação
  • Testes A/B
  • Impulsionamento
  • Monitoramento
  • SAC 2.0
  • Interação com o público
  • Controle de orçamento

SEO

Estar bem posicionado no Google é um desejo de todas as empresas. Quanto melhor é o posicionamento, maiores as chances de ser encontrado por um potencial cliente. Pensando nesse objetivo é que surge o trabalho de SEO, que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

SEO é um conjunto de técnicas de otimização para websites, e-commerces, blogs e outras páginas na web. Essas otimizações visam alcançar um bom ranqueamento orgânico em relação à posição da sua plataforma, gerando tráfego e aumentando a visibilidade da marca bem como as chances de converter visitantes em clientes.

O trabalho de SEO é realizado de forma constante, mas com a intenção de auxiliar as estratégias de atração do funil de marketing, compondo os seguintes tópicos:

  • Planejamento
  • Definição de público-alvo
  • Análise de palavras-chave
  • Otimização de código
  • Fatores on page
  • Link building
  • Títulos e tags
  • Diretrizes
  • Conteúdo e urls
  • Monitoramento
  • Análise e ações de melhoria

Links Patrocinados

Os links patrocinados são uma das principais formas de atrair visitantes qualificados para sua plataforma e despertar interesse de potenciais clientes. Quando implementados em uma uma posição estratégica nas páginas de resultado do Google, os links patrocinados possibilitam resultados rápidos e imediatos, pois exibem os anúncios criados, os quais direcionam as pessoas que chegaram até ele para o seu website.

Para os anúncios de links patrocinados obterem o máximo de retorno, as palavras-chave escolhidas para a estratégia precisam ter relevância e serem utilizada na procura ou estarem dentro de um contexto escolhido na segmentação do anúncio.

Em conjunto com outras estratégias de marketing, os links patrocinados são estratégias de atração. Alguns tópicos realizados nesse trabalho para obter o máximo de desempenho e resultados são:

  • Planejamento
  • Análise de plataforma
  • Análise e escolha de nicho
  • Seleção de palavras-chave (Keywords)
  • Seleção de critérios de segmentação
  • Monitoramento de campanha
  • Análise de custo por cliques
  • Reotimização de recursos
  • Variações de anúncios
  • Testes e limitações
  • Campanhas especiais de sazonalidade
Sonhe com seus objetivos
mas seja realista sobre como atingí-los.