Estratégia de Negócios

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Quanto mais forte a tempestade e o balanço do mar, mais o timoneiro precisa estar seguro e atento aos desafios das águas por onde navega. Da mesma forma, no mundo do empreendedorismo, a turbulência e a incerteza impõem cada vez mais constantes desafios às organizações.

Como dizia Charles Darwin: as espécies que sobrevivem não são as mais fortes nem as mais inteligentes, são aquelas que conseguem se adaptar e se ajustar às contínuas demandas e desafios do meio ambiente

No mundo dos negócios, as empresas que sobrevivem às mutáveis condições ambientais são aquelas que não somente se ajustam, mas se antecipam proativamente e criam as condições de mudanças que impactam o ambiente e as organizações.

Estratégia pode ser descrita como uma fórmula ampla para o modo como uma empresa pretende competir no mercado. Uma organização sem uma estratégia clara, por sua vez, fica sem norte. Ela se lança em direção a diversas direções e oportunidades, mas nunca chega a um ótimo negócio.

Análise de Modelo de Negócio

As principais etapas da estruturação de uma boa estratégia começa pela modelagem de todas as variáveis e a análise de um modelo de negócio abrange 4 principais áreas.

Clientes
Clientes
Ofertas
Oferta
Infraestrutura
Infraestrutura
Viabilidade Financeira
Viabilidade
Financeira

Na teoria, modelo de negócio é um esquema para que a estratégia possa ser implementada através de uma base estrutural dos processos e sistemas da organização. As áreas abaixo descritas correspondem à formatação do Business Model Canvas, considerada uma das melhores metodologias de criação de modelos de negócios dos últimos tempos.

Essas 4 áreas são desmembradas sob 9 perspectivas:

Business Model Canvas
Business Model Canvas

Diagnóstico de Mercado

Essa etapa se dá pelo estudo das variáveis externas à organização, que passa pela pesquisa do mercado, análise de competitividade, análise de oportunidades e mapeamento de ameaças que o negócio possui atualmente.

A análise externa visa antecipar movimentos a fim de que o negócio possa proteger-se de ameaças e aproveitar oportunidades que surgirem. Essa análise é realizada através da aplicação da metodologia de gestão estratégica das cinco forças de Porter, que abrange os seguintes pontos:

Cinco Forças de Porter
Cinco Forças de Porter

Diagnóstico de Projeto

Essa etapa se dá pelo estudo das variáveis internas à organização, tangibilizando o entendimento das forças e fraquezas que o negócio possui atualmente.

Clientes
Competências
Essenciais
Clientes
Situação
Financeira
Clientes
Gerenciamento
Operacional
Clientes
Cultura
Organizacional

Essa análise é, realizada sob a perspectiva da análise SWOT, relacionando pessoas e estruturas.

Análise SWOT
Análise SWOT

A análise interna do projeto visa potencializar as características que uma organização tem de melhor e corrigir ou minimizar aquelas que são mais vulneráveis.

Implementação das Estratégias

Essa etapa resulta da análise de todos os itens anteriores, juntamente com a seleção do melhor tipo de estratégia que dará a maior vantagem competitiva para o negócio. A implementação da estratégia visa analisar as melhores alternativas, planejar as mudanças necessárias e traçar planos de implementação da estratégia adotada.

Antes de implementar qualquer estratégia, devemos selecionar como queremos nos posicionar diante do mercado. Os tipos de posicionamento que podemos adotar são:

Liderança de Baixo Custo
Liderança de
Baixo Custo
Diferenciação
Diferenciação
Relacionamento com o Cliente
Relacionamento
com o Cliente
Efeito de Rede
Efeito de
Rede

A ferramenta que adotamos para implementar qualquer que seja o tipo de estratégia é o 5W2H, conforme quadro abaixo:

Gráfico 5w2h
Gráfico 5W2H

Independente do tipo de estratégia selecionado, a vantagem competitiva do negócio se dará a partir da proposta de valor da marca e da execução correta das ações planejadas.

A função primordial de qualquer estratégia de negócios é construir uma vantagem competitiva, que coloca uma empresa em posição melhor do que as rivais na criação de valor para os clientes e todos os envolvidos.

A diferenciação entre você e seus concorrentes é a base da sua vantagem.

Uma empresa sem estratégia.
Faz Qualquer Negócio.