A função primordial da gestão de marca é construir uma vantagem competitiva, que coloca uma empresa em posição melhor do que as rivais na criação de valor.
Em um mundo cada vez mais dinâmico, que empresas lutam por um espaço no mercado e na mente dos consumidores, a percepção de marca surge como um ativo que tem o poder de diferenciar uma empresa dos seus concorrentes, fazendo com que seu consumidor potencial identifique sua marca como a única ou melhor solução que ele procura.
A gestão completa de uma marca passa por diversas etapas, que você confere ao longo desse conteúdo.
A construção de uma marca forte é o desejo de todos os empreendedores que querem se destacar no mercado e esse processo inicia pela criação da estratégia de marca, criando uma personalidade única, facilmente identificável e bem traduzida em todos os seus pontos de contato.
Posicionamento de marca
Arquitetura de marca
Plataforma de marca
A personalidade da marca é o discurso único, facilmente identificável e distinto, que consiga refletir os atributos da estratégia da marca, que converse com o público, dizendo o que a marca faz, de que forma e qual o foco de negócio.
O logotipo e o manual de identidade visual possuem alta importância na construção de marca. Eles sintetizam graficamente a essência e os produtos e serviços que a empresa oferece.
Para obter o máximo de resultado, a padronização da identidade visual é fator essencial e passa por diversos pontos a serem discutidos e definidos.
É de extrema importância o cuidado com o visual da marca, pois é através das emoções que o potencial consumidor terá que ele vai avaliar o seu grau de confiança e credibilidade, para em segundos, tomar a decisão se ele deve comprar de você ou não.
Dependendo do negócio, uma marca deve ter diversos materiais de apresentação para interação com o público, seja de forma física ou digital.