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Home Blog Website Qual a importância do design para o seu negócio?

Confesso que já fui a pessoa que achava que design era apenas uma criação artística, bonita, com o intuito de chamar a atenção e ser admirada.

Mas, conforme os anos foram passando, as exigências do mercado fizeram com que eu aprendesse coisas que antes eram inimagináveis.

Todo design possui uma função - e uma função, para ser efetiva, precisa ser analisada, mensurada.

Muitas vezes, utilizamos superficialmente o poder real que a análise de dados tem no seu produto e/ou site.

Conferimos as receitas, para ver as nossas vendas, e o número de visitas, para ver se o tráfego está bom, e nos damos por satisfeitos.

Em alguns casos, quando a coisa aperta, olhamos a taxa de conversão para ver como estamos em relação a média do mercado ou do segmento.

Mas cabe questionar ainda se é suficiente analisar apenas essas informações?

Dificilmente uma empresa analisa o fluxo de compra dos usuários para verificar possibilidades de otimização, para ver onde ocorre a desistência, ou acompanha cada movimento do cliente em sua loja ou site. Existem várias ferramentas e técnicas para isso, como analytics, heat maps e eye tracking.

Se você aliar todo esse conhecimento a uma equipe de design capacitada e cruzar todos os dados coletados com informações de comportamento, fluxos, disposição dos elementos nas páginas e, realmente, trazer tudo o que interessa para o seu negócio, acredito que seus resultados irão se potencializar.

Com uma análise desse tipo, você pode perceber que alterar a cor de determinado call to action pode elevar a sua taxa de conversão; ou que compactar o formulário de cadastro pode reduzir o abandono de carrinho, por exemplo.

Essas decisões baseadas em dados só são possíveis se as informações forem alinhadas e compartilhadas com design e tecnologias que auxiliem o entendimento da experiência do usuário.

Quando você começa a trabalhar com esse mindset, você percebe que os números do seu negócio começam a fazer sentido.

Uma página que demora pra carregar pode causar  total desinteresse do usuário pelo assunto e, mesmo que você ofereça um ótimo conteúdo, com a entrega dessa experiência ruim, você joga todo o trabalho de conteúdo fora.

É cada vez mais importante você usar ou potencializar todas as suas armas para conquistar seu cliente.

O design para otimização de taxa de conversão (CRO) é um ponto vital que vai fazer a diferença no seu negócio. Tratar o design apenas como algo bonito e encantador é desmerecer todas as suas potencialidades.

Cada segmento tem um tipo de consumidor, e o que você pode achar extremamente relevante em uma tela pode ser totalmente desnecessário para o seu potencial cliente, diminuindo a sua taxa de conversão.

Com algumas boas práticas e ferramentas corretas, você pode fazer esse estudo de mensuração para aumentar, cada vez mais, o potencial do seu negócio.

O CRO é uma forma de melhorar a performance do seu site, otimizando as página para que estas gerem mais conversões, bastando analisar, medir e melhorar os pontos necessários de acordo com o comportamento dos usuários.

Dentre as possíveis otimizações, estão:

  • excesso de informações solicitadas nos formulários de cadastro;
  • informações importantes mal dispostas na página;
  • tamanho inadequado de banners e elementos;
  • banners não responsivos, que quebram no celular;
  • animações em excesso;
  • botões que não funcionam;
  • transições de página confusas.

Existem infinitas formas de melhorar a conversão e usabilidade da sua plataforma, seja ela um e-commerce ou um site. Para isso acontecer e você gerar mais resultados tangíveis para o seu negócio, você precisa entender que o design precisa cumprir uma função além da estética.

De nada adianta ter um site bonito se ele não ajudar a empresa a aumentar as receitas, gerar conversões e propiciar uma boa experiência para os usuários e potenciais clientes da sua marca

Para melhorar performance e aumentar a conversão, a combinação de análise de dados com design otimizado tornará mais acessíveis todos os pontos de contato e reduzirá as dificuldades do seu consumidor.

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