Como o design pode trabalhar além da estética para fazer seu negócio crescer.
Confesso que já fui a pessoa que achava que design era apenas uma criação artística, bonita, com o intuito de chamar a atenção e ser admirada.
Mas, conforme os anos foram passando, as exigências do mercado fizeram com que eu aprendesse coisas que antes eram inimagináveis.
Todo design possui uma função - e uma função, para ser efetiva, precisa ser analisada, mensurada.
Muitas vezes, utilizamos superficialmente o poder real que a análise de dados tem no seu produto e/ou site.
Conferimos as receitas, para ver as nossas vendas, e o número de visitas, para ver se o tráfego está bom, e nos damos por satisfeitos.
Em alguns casos, quando a coisa aperta, olhamos a taxa de conversão para ver como estamos em relação a média do mercado ou do segmento.
Mas cabe questionar ainda se é suficiente analisar apenas essas informações?
Dificilmente uma empresa analisa o fluxo de compra dos usuários para verificar possibilidades de otimização, para ver onde ocorre a desistência, ou acompanha cada movimento do cliente em sua loja ou site. Existem várias ferramentas e técnicas para isso, como analytics, heat maps e eye tracking.
Se você aliar todo esse conhecimento a uma equipe de design capacitada e cruzar todos os dados coletados com informações de comportamento, fluxos, disposição dos elementos nas páginas e, realmente, trazer tudo o que interessa para o seu negócio, acredito que seus resultados irão se potencializar.
Com uma análise desse tipo, você pode perceber que alterar a cor de determinado call to action pode elevar a sua taxa de conversão; ou que compactar o formulário de cadastro pode reduzir o abandono de carrinho, por exemplo.
Essas decisões baseadas em dados só são possíveis se as informações forem alinhadas e compartilhadas com design e tecnologias que auxiliem o entendimento da experiência do usuário.
Quando você começa a trabalhar com esse mindset, você percebe que os números do seu negócio começam a fazer sentido.
Uma página que demora pra carregar pode causar total desinteresse do usuário pelo assunto e, mesmo que você ofereça um ótimo conteúdo, com a entrega dessa experiência ruim, você joga todo o trabalho de conteúdo fora.
É cada vez mais importante você usar ou potencializar todas as suas armas para conquistar seu cliente.
O design para otimização de taxa de conversão (CRO) é um ponto vital que vai fazer a diferença no seu negócio. Tratar o design apenas como algo bonito e encantador é desmerecer todas as suas potencialidades.
Cada segmento tem um tipo de consumidor, e o que você pode achar extremamente relevante em uma tela pode ser totalmente desnecessário para o seu potencial cliente, diminuindo a sua taxa de conversão.
Com algumas boas práticas e ferramentas corretas, você pode fazer esse estudo de mensuração para aumentar, cada vez mais, o potencial do seu negócio.
O CRO é uma forma de melhorar a performance do seu site, otimizando as página para que estas gerem mais conversões, bastando analisar, medir e melhorar os pontos necessários de acordo com o comportamento dos usuários.
Dentre as possíveis otimizações, estão:
Existem infinitas formas de melhorar a conversão e usabilidade da sua plataforma, seja ela um e-commerce ou um site. Para isso acontecer e você gerar mais resultados tangíveis para o seu negócio, você precisa entender que o design precisa cumprir uma função além da estética.
De nada adianta ter um site bonito se ele não ajudar a empresa a aumentar as receitas, gerar conversões e propiciar uma boa experiência para os usuários e potenciais clientes da sua marca.
Para melhorar performance e aumentar a conversão, a combinação de análise de dados com design otimizado tornará mais acessíveis todos os pontos de contato e reduzirá as dificuldades do seu consumidor.