Muitos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas. E é aí que entra a importância de ter um bom ponto de venda, equipado e planejado.
O ponto de venda (PDV) é uma excelente maneira de expor, divulgar e informar sobre certos produtos de seu estabelecimento. Mesmo diante do crescimento das compras online, muitos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas.
E é aí que entra a importância de ter um bom ponto de venda, equipado e planejado, nas promoções que sua empresa tem. Há pouco tempo atrás, a grande exposição de informação para o consumidor através de jornal, outdoor, TV ou até mesmo a internet, fazia muito efeito na decisão de compra.
Hoje, com o tempo cada vez mais curto, o consumidor deixou de prestar atenção em mídias, e o PDV se tornou cada vez mais importante, pois é exatamente lá onde ele decide o que vai comprar. De certa forma o PDV se tornou uma mídia e merece toda a atenção das empresas, no desenvolvimento de peças publicitárias e de material de propaganda. Todas essas mudanças de hábito do consumidor final têm levado as empresas a aumentarem seus investimentos em Promoção e Merchandising no PDV.
Tornou-se fundamental garantir que as ações de Marketing realizadas em jornal, TV, rádio, internet, outdoors, juntamente com preço competitivo, qualidade e boa distribuição, sejam concretizadas em vendas no PDV. As promoções dentro das farmácias são práticas cada vez mais constantes e eficazes ao varejo farmacêutico.
Porém, promoções sem a aplicação do marketing correto, não traz resultados. Podemos ter em mãos um ótimo produto, com um ótimo preço, capricharmos na distribuição e na propaganda para ele, mas isso não será o bastante se no PDV seu concorrente atingir o consumidor melhor do que você (Regina Blessa, 2007). Não atingir o cliente de maneira eficaz não é apenas perda de dinheiro e tempo para seu cliente, mas abrange também a perda de mercado. E às vezes a recuperação pode ser muito difícil. Assim, busque a adequação de campanha com o perfil do seu cliente, com seu público-alvo.
Atualmente, o merchandising dentro da farmácia, a fim de alavancar as promoções, vem sido muito utilizado para este propósito como ferramenta, pois é uma forma de promover um produto a ser consumido.
A grande vantagem que o consumidor vê em ir até um local de vendas é que ele pode olhar os produtos e manuseá-los, diferente do que pode fazer nas lojas virtuais. Suas experiências de consumo podem se tornar muito mais pessoal e interessante. Mas o profissional farmacêutico tem que saber como tal estratégia pode ser colocada em prática, pois pouco adianta ter uma mercadoria de boa qualidade e ótimo preço se o seu PDV não chega de forma encantadora e persuasiva até seus clientes. É essencial saber como promover seus produtos para elevar as vendas dos mesmos.
A publicidade visa atrair os consumidores para os produtos. Mas existem várias táticas que um profissional farmacêutico pode se valer para captar mais ainda a atenção dos compradores e impulsionar as suas vendas. Algumas delas:
Muitas coisas podem influenciar o comportamento e as sensações das pessoas. Os pontos de venda podem até fazer parte de uma campanha multissensorial, harmonizando seu poder visual a aromas e a sons aplicados ao ambiente. A experiência do cliente com o que está exposto será altamente potencializada.
Algumas estratégias e formas específicas do PDV podem complicar a boa visibilidade e a saída das mercadorias. Isso pode penalizar os produtos que representam margens pequenas de venda.
Por isso a farmácia precisa ter uma ótima análise de seu ambiente de loja e traçar rotas que demonstrem a circulação dos clientes na loja, a fim de identificar os melhores locais para que possa posicionar seus produtos. É bem válido que a promoção esteja bem exposta e sinalizada, seguindo um modelo visual que não agrida a identidade da marca.
Ter um bom ponto de venda não é apenas uma forma eficiente para se prevenir a queda de comercialização em seu negócio, impedindo que seus clientes em potencial não procurem a concorrência em busca de produtos semelhantes, mas também, criar estratégias para que a comercialização continue a crescer.
Se os clientes conseguem visualizar as mercadorias em sua loja, consequentemente, se sentem atraídos por elas, aguçando assim, seu impulso de consumo. Atualmente, é muito mais difícil e caro correr atrás para recuperar os clientes perdidos com posteriores ações de marketing, do que investir em boas estratégias de PDV e aproveitar a presença dos compradores em sua loja.
Você pode até conseguir atrair os consumidores para a sua loja com suas ações de marketing, mas se não tiver ótimos PDVs, poderá perder dinheiro e tempo.
Quando nos dispomos a promover uma determinada promoção, temos que seguir alguns critérios:
Algumas ferramentas, são comumente utilizadas para promover as promoções no PDV, onde destacamos:
Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço.
São eles:
Os materiais promocionais são divididos em três categorias: permanentes, semi-permanentes e temporários.
Feitos sob medida para complementar espaços nas lojas ou para criar pontos extras. Geralmente são feitos de arame, aço, alvenaria, vidro, acrílico, resina ou outro material resistente, para durar pelo menos um ano na loja.
Ficam aproximadamente seis meses nas lojas, para promoções duradouras ou suporte de produto. Podem ser feitos de papelão, madeira, aço, arame.
Ficam expostos apenas por algumas semanas para dar suporte a alguma promoção ou campanha. São geralmente feitos de papelão ou plástico e tem vida útil curta.
Dentre os materiais de PDV, existem:
Conjunto de cartazetes pendurados em um varal, confeccionados em formato arredondado ou em “V”. São comumente aplicadas em locais com grande concentração de pessoas. São de fácil legibilidade e visualização rápida, podendo ser impressas frente e verso ou coladas.
Tem como principal foco, colocar o produto em evidência. Deve ser harmônico e proporcional ao ambiente onde estará exposto e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para o produto. Os displays dividem-se em outros tipos de peças:
As ações realizadas no ponto de venda estão cada vez mais frequentes e inovadoras. Em quase todas as farmácias podemos observar algum tipo de ação. Dentro do marketing a ação que mais se aproxima do consumidor é a ação realizada diretamente no PDV. Incalculáveis são as variáveis a serem estudadas e analisadas pelas empresas, buscando da melhor forma possível a informação sobre o desejo de compra do consumidor final.
Afinal, as pesquisas mostram que cerca de 85% das compras são realizadas dentro das lojas, ou seja, diretamente no PDV. Desta maneira, o PDV se torna uma forte mídia, ocupando lugar estratégico na formação e na manutenção de uma marca.