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Home Blog E-Commerce Omnichannel: adote essa prática antes do seu c...

Não é de hoje que as marcas precisam se ajustar ao seu consumidor para continuarem relevantes.

Nos últimos anos, a navegação por smartphones cresceu muito e, a cada dia que passa, os compradores assumem um comportamento mais híbrido, transitando entre os mais diversos canais e dispositivos durante uma única jornada.

Dessa forma que surge o conceito de omnichannel, ou seja, a presença integrada em múltiplos canais físicos e digitais. Assim, o usuário pode, por exemplo, começar sua jornada de compra no smartphone, concluir a compra no desktop e retirar o produto na loja física.

Porém, não é mais apenas o acesso mobile que precisa estar adaptado, tampouco a versão desktop do seu site. Não é só disso que o consumidor precisa.

Ele precisa de uma experiência completa, independente de onde esteja.

A integração entre online e físico precisa estar cada vez mais sólida, pois os compradores não enxergam uma marca dividida em online e offline. O que elem veem é um único momento de compra, que pode ser feito na loja física ou virtual, ou, então, pelas redes sociais, ou pelo WhatsApp. Não importa.

Muitas marcas já se ligaram disso e têm investido cada vez mais em organizar suas operações para se tornar multicanal e oferecer uma experiência excelente em qualquer ambiente, seja físico ou digital.

Além de trazer comodidade e melhorar a experiência de compra, sem rupturas, para o consumidor, adotar a estratégia omnichannel pode fazer sua marca saltar à frente dos concorrentes.

O CONSUMIDOR BRASILEIRO OMNICHANNEL

Por mais intuitivo que seja o processo de compra, o “consumidor omnichannel” espera que a experiência seja incrível em todas as etapas da jornada, independente dos canais que ele utilizar para interagir com a sua marca.

E seu negócio precisa estar preparado para responder ao anseio desse consumidor.

Se o seu cliente é omnichannel, comece a pensar sua operação com um todo, de preferência, colocando-se no lugar do cliente, analisando seu comportamento e coletando dados importantes para fazer as mudanças necessárias em seu modelo de gestão.

Todos os pontos de contato entre sua empresa e seu consumidor - site, aplicativo, loja física - são importantíssimos para construir uma boa     do seu produto ou serviço.

Criar uma experiência física e digital que seja coerente (além de incrível) permite que seu consumidor faça sua jornada sem fricção.

Claro, não basta apenas otimizar a jornada: o produto e a forma como ele é entregue também fazem parte da criação da experiência do usuário. É preciso tomar cuidado com a embalagem, atendimento, estado e qualidade do produto, informações do que está sendo adquirido, etc.

Essa visão projetada para suprir as necessidades dos clientes permite que todos os pontos de contato com o consumidor trabalhem a favor de uma melhor experiência de compra, o que pode resultar em mais conversão e, principalmente, em fidelização.

Sua loja online deve funcionar como uma extensão da sua loja física e vice-versa, permitindo ao consumidor uma experiência única, independente de quais ou quantos canais ele escolher utilizar ao longo da compra.

E aí, sua empresa está preparada para surfar essa onda?

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