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O que seu negócio pode fazer em tempos de coronavírus

Cinco dicas para preparar o seu marketing durante a pandemia.

Nossos negócios estão enfrentando tempos desafiadores devido ao impacto econômico do coronavírus. E, diante de desafios como esse, é sempre bom recorrer ao Poderoso Chefão e o seu conselho inimitável: 

"Vá para os colchões.”

Em outras palavras, prepare sua empresa para longo prazo. Prepare os seus colchões metafóricos para os soldados da sua empresa dormirem enquanto esperam a batalha.

Em momento como este, precisamos ter a inteligência de entender todo o cenário, mas também, não esquecer de se preparar para enfrentar os desafios futuros.

Aqui vão cinco etapas que você pode seguir para preparar o seu marketing durante a pandemia do coronavírus:

  1. Trabalhe de maneira inteligente para manter a sua base de clientes já existente;
  2. Fique ainda mais visível diante do seu público-alvo;
  3. Foque em gerar conversões;
  4. Trate de criar uma forma de mensurar todas as suas ações;
  5. Teste coisas novas, aprenda e teste melhor novamente.

Antes de qualquer coisa, é preciso que em momentos de turbulência, as empresas analisem com mais cuidado seus orçamentos, garantindo que possam extrair cada centavo de lucro dos seus investimentos, procurando maneiras mais econômicas de entregar seus produtos e serviços.

Os orçamentos de marketing podem parecer um alvo fácil para as empresas que desejam fazer cortes no orçamento. Mas um corte na atividade de marketing é uma medida de curto prazo que, certamente, terá consequências a longo prazo.

1. Trabalhe de maneira inteligente para manter a sua base de clientes já existente

“Fora de vista” significa “fora da mente”.

Você precisa manter contato com seus clientes, ou então corre o risco de perdê-los. Além do mais, é sempre mais barato manter um cliente existente do que adquirir um novo.

Uma das formas mais baratas e efetivas para manter o contato mais próximo com seus clientes é criar um processo de automação de marketing. Não estamos falando de envio de spam, nem de transmitir chamadas frias para obter novos clientes. Estamos falando de enviar mensagens personalizadas, contextualizadas e direcionadas a clientes já existentes, que desejem ouvir notícias suas. Você precisa estar em contato com os seus clientes em todos os pontos de sua jornada digital, seja nas mídias sociais ou na web como um todo. Fazer isso de forma sistemática e automatizada garantirá que o trabalho seja realizado, liberando seus talentos humanos mais caros para oferecer campanhas ainda mais criativas que gerarão ainda mais ROI.

A produção de conteúdo é um ingrediente essencial nas suas campanhas de marketing para manter contato com seus clientes existentes. Compartilhe as inovações que você está fazendo para diferenciar a sua oferta da dos concorrentes e promova suas boas notícias, como prêmios e vitórias de clientes.

Ser mais “social” significa envolver-se em conversas com seus clientes existentes. Facebook, Instagram e YouTube são os locais em que os seus clientes estão revisando os seus produtos, discutindo decisões de compra e trocando pontos de vista sobre o seu negócio. Crie um plano de baixo custo para alcançar clientes em todas as etapas do funil de mídias sociais. Use essas ferramentas para ouvir o que os seus clientes estão falando e aprender mais sobre o seu mercado.

2. Fique ainda mais visível na frente dos seus clientes em potencial

Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site ou para a sua loja para realizar as vendas. E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão procurando o que você está vendendo. Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de compra, desde a busca por novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.

O “Efeito de Mera Exposição” é o fenômeno de marketing pelo qual os consumidores desenvolvem uma preferência por produtos ou serviços apenas porque estão familiarizados com eles. Por isso, agora é a hora de explorar técnicas de baixo custo que manterão sua marca constantemente visível diante de clientes em potencial. Pode parecer contraintuitivo, mas reservar um orçamento de publicidade para manter sua marca visível trará benefícios a longo prazo. Concentre-se na criação de conteúdos de alta qualidade, que serão compartilhados, e reduza o seu orçamento para a geração de conteúdos de baixo valor e baixo impacto.

Atualize seu conteúdo atemporal. Sua empresa possui um arquivo de conteúdo relevante e interessante, que não é datado e permanece valioso para os seus clientes e para os mecanismos de pesquisa independentemente do tempo. Revise e atualize os seus conteúdos, com o objetivo de melhorar a sua classificação nos mecanismos de busca, como o Google.

O que as outras pessoas dizem sobre você é mais importante do que o que você mesmo diz. Por isso, outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de potenciais clientes é utilizar a autoridade de especialistas ou consumidores respeitados.

No artigo O que é marketing de atração?, você aprende como melhorar sua visibilidade.

3. Foque em gerar conversões

Essa é uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para focar na otimização das taxas de conversão. Pequenas alterações na jornada do usuário transformarão mais visitantes do seu site em clientes.

Forneça prova social e publique histórias positivas sobre o seu negócio. Revise como você está usando os seus estudos de caso, recomendações e reviews em todos os pontos de contato do seu marketing, e reserve um tempo para incluir esse conteúdo em todo o seu site e compartilhe ativamente nas mídias sociais.

Eleve a experiência dos seus usuários. Invista no seu site para garantir que ele possibilitará uma experiência rápida e personalizada. E, pensando em manter os custos baixos, lembre-se de que pequenas alterações no seu site terão um grande impacto. Entenda mais sobre experiência do usuário.

Aproveite a inteligência artificial. Agora é a hora de atualizar-se sobre os mais recentes desenvolvimentos em machine learning e inteligência artificial, que darão aos seus negócios vantagem competitiva e acesso aos clientes certos no momento certo. Aproveitar os desenvolvimentos atuais em IA reduzirá seu custo de aquisição de novos clientes, garantindo que você envie a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo, reduzindo o desperdício de recursos.

Para gerar melhores conversões, aprenda tudo sobre Jornada de compra.

4. Trate de criar uma forma de mensurar todas as suas ações

Se você não mensura, você não gerencia. E se você não estiver gerenciando, poderá estar despejando o seu dinheiro pelo ralo.

Mensurar significa prestar contas dos seus gastos com marketing. Você precisa fazer isso com base nos seus critérios de sucesso. Você pode avaliar, por exemplo, as vendas, o número de leads gerados, as novas vendas ou as referências. Essa é a hora de garantir que você tem definidos os seus principais KPIs (Key Performance Indicators, ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho).

Configure o seu Google Analytics corretamente. Verifique se você está cobrindo todos os conceitos básicos e se está usando os dados para aumentar a sua eficiência de marketing. Você tem as metas definidas corretamente? Seu Search Console está conectado? Você delimitou o que está mensurando? Está aproveitando todos os dados gratuitos que o Google Analytics fornece, e que podem moldar a sua estratégia?

Avalie o seu ROI de mídias sociais. Quando os orçamentos diminuem, pode ser necessário tomar decisões difíceis sobre como você gastará seus recursos. Uma opção flexível pode ser interromper sua atividade nas mídias sociais. Elas podem consumir bastante tempo, por isso, são uma atividade não essencial opcional. Mas antes de tomar essa decisão, garanta que você tenha analisado se e como as mídias sociais estão contribuindo para os seus resultados em termos de engajamento, visibilidade e lucratividade.

Se os orçamentos de marketing são limitados, saber o que funciona facilita a tomada de decisões sobre onde investir seu dinheiro.

Para saber mais sobre mensuração de resultado acesse esse artigo: Pare de rasgar dinheiro e mensure seus resultados de marketing.

5. Teste coisas novas, aprenda e teste melhor novamente

Por fim: não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital.

Você precisará ser ágil e criativo. Avalie seu sucesso e aprenda com a experiência que adquirir.

Aqui vão alguns insights sobre testes e aprendizado:

  • As experiências devem ser rápidas, baratas e fáceis de realizar;
  • Se funcionar, muito bem! Faça mais do mesmo;
  • E se não funcionar tão bem, abandone o experimento e siga em frente, sem maiores danos. Seja rápido e implacável: você testou algo e aprendeu com isso, o que permitiu a você seguir em frente e testar algo novo.

Esses cinco insights são apenas o básico e o mínimo de organização e gestão em marketing que você pode fazer pelo seu negócio. Crises vêm e vão. O que importa é como você vai sair dela e o que você vai fazer daqui pra frente.

Foque naquilo que você pode controlar, para que, quando a tempestade passar, você esteja preparado para subir a maré já estando mais próximo da superfície.

Fonte: Susan Hallam para o The Drum.

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