Blog

Home Blog Inbound Marketing Por que o marketing de busca é fundamental par...

Então você construiu um negócio, montou uma loja online ou alugou um bom ponto comercial, em um local bem movimentado, investiu em bons produtos, tem preços competitivos, mas, apesar disso, você não vê suas vendas crescerem como esperava.

Bom, saiba que isso é mais normal do que parece.

Não basta ter um produto bom ou preços mais baixos do que o concorrente: as pessoas querem comprar das empresas que oferecem a melhor experiência.

E a tendência é que isso aconteça cada vez mais.

Para piorar, as pessoas não sabem disso conscientemente, o que dificulta o planejamento das ações por boa parte dos empreendedores que querem melhorar seus negócios.

Mas nem tudo está perdido. Saiba que criar uma boa experiência para seus consumidores tem solução e é mais fácil do que você imagina.

Neste texto, vamos abordar uma das principais táticas que todo negócio deve adotar para melhorar a experiência de compra dos seus consumidores e aumentar suas vendas.

Estamos falando do Marketing de Busca.

A busca online cresce cada vez mais na medida em que cresce a população e a abrangência da internet se torna parte natural do dia a dia.

A pesquisa pode facilitar muito a vida das pessoas, tanto para comprar um produto qualquer, quanto para planejar uma viagem ou contratar um serviço importante.

Mas o que isso tem a ver com experiência de compra? Tudo!

Os consumidores antes de fazerem qualquer coisa, já constroem as suas experiências antes mesmo de sair de casa, e, com isso, estão usando as pesquisas para otimizar sua rotina e sua vida.

Quando fazem isso, ficam menos ansiosas, mais confiantes e com sensação de que estão aproveitando melhor os seus recursos (tempo e dinheiro).

Uma pesquisa do próprio Google, a maior plataforma de buscas do mundo, identificou três motivos pelos quais as pessoas se interessam em pesquisar antes de fazer as coisas. Confira:

1. Pesquisar antes de comprar empolga os consumidores

Para as pessoas curiosas, essa empolgação em pesquisar vem da antecipação e muitas delas buscam por uma prévia da experiência que terão, independente do tempo de antecedência.

Logo, o processo de pesquisa se torna parte da experiência, ajudando o consumidor a entrar no clima antes mesmo de sair de casa.

2. Pesquisar deixa as pessoas mais confiantes

A vida das pessoas parece estar cada vez mais corrida. O tempo e o dinheiro que as pessoas dedicam para se divertir são cada vez mais preciosos.

Por isso, elas buscam tirar o máximo de proveito de uma experiência, estejam num passeio, no cinema ou em uma compra num shopping.

Antecipar os detalhes – preços, horários e opções - ajuda a reduzir a ansiedade e permite que as pessoas tenham mais tempo para se divertir quando chegam ao destino.

3. Pesquisar ajuda a criar melhores experiências com as marcas

Toda essa pesquisa tem a possibilidade de criar a melhor experiência possível para o usuário.

Se eles estão procurando por algo, é bom que o resultado da pesquisa retorne para ele a solução que ele deseja, caso contrário, a experiência se torna em sentimento de frustração.

As pessoas pesquisam para evitar arrependimentos no ato das suas experiências.

Conclusão

O que se pode entender sobre o marketing de busca é que de nada adianta projetar uma experiência física excelente e não pensar na experiência digital que a marca proporciona para o seu usuário.

Na maioria das vezes, o primeiro ponto de contato de uma marca com o seu potencial cliente pode ser um canal digital e você quer passar uma boa primeira impressão, não é?

Portanto, planejar os canais e táticas digitais para complementarem as experiências físicas que sua marca oferece pode passar mais segurança, confiabilidade e comodidade para quem encontra seu negócio nas plataformas de busca.

Com certeza, pensar em uma estratégia multicanal vai aumentar o volume de pessoas interessadas pela sua marca, o que pode trazer benefícios financeiros para o seu negócio.

E aí, o que você está esperando para melhorar a experiência de compra do seu negócio?

Comentários