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Home Blog Inbound Marketing Como o marketing de conteúdo ajuda no crescime...

Você já deve ter ouvido falar que a principal moeda de troca do marketing digital é o conteúdo. Mas por que o conteúdo funciona?

Com o aumento do acesso à internet, as pessoas têm, cada vez mais, facilidade de encontrar informações sobre marcas, produtos e serviços e, através dessas informações, decidir qual a melhor opção dentre aquelas que foram encontradas.

Ao disponibilizar conteúdos, sua marca não só está chamando a atenção dos seus consumidores, mas está educado-os, gerando relevância e autoridade.

                            

Para que isso de fato aconteça, o conteúdo produzido precisa ser chamativo, instigante, persuasivo e que apresente a solução que o consumidor procura. Além disso, ele precisa estar otimizada para aparecer nos serviços de busca da internet, como o Google.

É preciso atentar quanto à escolha das mídias a serem usadas, ao uso das palavras, escolha de imagens, direcionamento da persona e padronização visual.

Com o marketing de conteúdo, você envolve os clientes com a sua marca e seus produtos. E, para sua marca tirar proveito do conteúdo, existem caminhos que atraem seu público-alvo durante o processo de compra de maneira mais natural e espontânea. 

Com certeza, você não quer errar como muitas marcas, interrompendo o público de forma maçante e intromissiva, não é?

                            "Você não pode."

Utilizando uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você pode encantar seu cliente sem nem mesmo ele perceber.

Agora, você deve estar se perguntando: Mas afinal de contas, onde eu posso usar o marketing de conteúdo para a minha empresa? A resposta é: em vários canais de comunicação. Vamos aos exemplos:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Materiais ricos (e-book, webinar, infográficos);
  • E-mail marketing.

Para cada uma dessas opções há uma estratégia de marketing diferente. Mas isso será assunto para o próximo post.

Agora, vamos entender melhor sobre a importância de investir no marketing de conteúdo para sua marca.  

Mas afinal, por que a minha marca/empresa deve investir em marketing de conteúdo?

Os clientes estão cada vez mais exigentes, com o avanço das redes sociais, blogs, sites, e-commerces e está cada vez mais rotineira a busca por mais informações sobre determinados produtos.

Diante disso, quem está presente no mundo virtual ganha pontos, uma vez que a sua empresa/marca está presente marcando território nesse novo “modelo” de compras.

Para isso ficar mais claro, vamos te apresentar os principais motivos pelos quais a sua empresa/marca deve investir em marketing de conteúdo.

Visibilidade para a marca/empresa

O marketing de conteúdo tem como uma das principais características o aumento da visibilidade da sua empresa através dos conteúdos gerados. Para que isso aconteça de fato, a periodicidade da publicação de conteúdos é extremamente importante. Do que adianta publicar um post de blog, por exemplo, uma vez no mês?

Quanto mais conteúdo de qualidade for disparado nas mídias, mais o seu negócio será visto pelas pessoas. Você não quer se tornar invisível no mercado, não é mesmo?

Relacionamento com o público

Você cria um conteúdo e o publica nas mídias sociais, logo em seguida, as pessoas começam a interagir com o material, seja através de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Isso faz com que o cliente fique mais próximo e íntimo da marca.

Crie disseminadores da marca

Provavelmente você já foi influenciado(a), em algum momento da vida, pelo famoso “boca a boca”, não é mesmo?

Mas o que isso tem a ver com o marketing de conteúdo?

Simples, a partir do momento em que o relacionamento com o público alcança um bom nível, são produzidos conteúdos de qualidade, e os resultados começam a ficar visíveis.

                                

A sua empresa deve empenhar-se cada vez mais para que seja vista com “bons olhos” e assim, entrar em um ciclo de indicações, onde, cada vez mais, você atraia clientes novos e fidelize os já existentes. Isso ajuda a tornar a sua marca como aquela que “o cliente pode confiar”.

Melhorar posicionamento no Google

Imagine seu cliente na jornada de compras e pense como ele busca a solução do problema ou dor. Pensou no Google? Pois é, é lá onde as pessoas vão para buscar informações e auxílio para tomar decisões importantes para elas.

Então, ter um posicionamento relevante no Google através de conteúdos otimizados facilita a vida do seu cliente, fazendo-o se sentir melhor e mais seguro para fechar uma compra.

Conteúdo de qualidade

Você deve estar cansado de ver estas palavras no post, mas o conteúdo de qualidade é primordial para o sucesso da marca, e isso só acontece se houver um planejamento bem elaborado.

É muito mais fácil o cliente optar por uma marca que apresente soluções para os seus problemas, do que uma que simplesmente despeja o produto na frente dele.

O cliente quer saber mais detalhes sobre o que procura, e não estamos falando de detalhes técnicos do produto, isso todo mundo já disponibiliza. Ele quer tirar as suas conclusões sobre se realmente aquilo que procura vai suprir as suas necessidades, e isso influencia e muito na hora da decisão da compra.

Aumento de vendas

Hoje em dia, vender não é como há dez anos atrás. O cliente mudou o seu comportamento de compra e é primordial que as marcas/empresas acompanhem essa mudança.

Em uma era cada vez mais digital, onde há pesquisa na internet, o marketing de conteúdo apresenta-se como um dos impulsionadores de vendas.

Você deve estar se perguntando: Mas qual é a relação de marketing de conteúdo com as minhas vendas? A resposta é uma só: Um depende do outro para obter resultados, não há conteúdo sem vendas, assim como não há vendas sem conteúdo no marketing digital.  E para isso acontecer com sucesso, eles devem andar juntinhos, um alinhado com o outro.

Pós vendas

Um dos principais pontos do processo de venda, o pós-venda, é um caminho que pode te levar a vários outros. O cliente efetuou a compra. Ótimo! A estratégia foi bem concluída. Mas e depois?

Depois dessa compra você vai “esquecer” do cliente? Negativo! Você deve investir no pós-venda, pois ele é que poderá te levar a efetuar outras vendas, e assim por diante.

Para isso, a sua empresa/marca deve criar conteúdo que atraia a atenção dos clientes após a compra, invista em conteúdos como artigos, e-books, newsletters, pesquisas de opinião, cupons e promoções.

Dessa forma, você terá uma base de usuários que já investiram na sua marca e poderão voltar a investir em produtos da sua marca/empresa, e também recomendá-la a outros potenciais clientes, relacionando com o que já foi falado anteriormente.

E aí, ficou mais claro o que é marketing de conteúdo? Quer estar na frente dos seus concorrentes? Entre em contato conosco e veja como nossa tripulação pode ajudar você!


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