BLOG

Como criar um estudo de caso para o seu site

Aqui estão as melhores práticas para escrever estudos de caso que irão capturar a atenção do seu público e ajudar a converter seus leads em clientes.

Agora é um ótimo momento para atualizar seus estudos de caso. 

Aqui estão as melhores práticas para escrever estudos de caso que irão capturar a atenção do seu público e ajudar a converter seus leads em clientes.

Os estudos de caso são uma parte essencial do material de marketing de qualquer empresa. 

Mas criar um realmente bom exige muito esforço e é bastante trabalhoso.

Aprenda por que eles são importantes e como escrever um estudo de caso para o seu site que não apenas seja impactante, mas também gere resultados.

O que é um estudo de caso?

Um estudo de caso é uma forma de demonstrar como sua empresa ajudou uma pessoa ou cliente a superar um desafio específico. 

Ele descreve claramente como seus produtos ou serviços foram usados ​​para resolver um problema, apresentando junto a isso, os resultados.

É importante notar que um estudo de caso não é um discurso de vendas (pelo menos, não diretamente).

E sobre como mostrar seu trabalho e enquadrá-lo no contexto de ajudar os outros. 

Resumindo, não se trata de você, mas do seu cliente.

Por que os estudos de caso são importantes?

Os estudos de caso muitas vezes podem ser esquecidos quando se trata de produzir material de marketing. 

Afinal, eles não são exatamente a forma mais glamorosa de conteúdo de se produzir, e as postagens de blog podem parecer mais atraentes.

Então, por que investir em estudos de caso? 

A verdade é que os estudos de caso ajudam a atrair novos clientes, consolidar a confiança e aumentar as conversões.

É a natureza narrativa do formato que aumenta sua eficácia, e é isso que os estudos de caso permitem que você faça - conte uma história sobre sua marca e como você ajudou outras pessoas. 

A história que você esboça estimula emoções e dá ao seu negócio maior poder de venda. 

Contar histórias, usando a voz do seu cliente em uma peça baseada em dados, é uma ferramenta de vendas inestimável - e é por isso que os estudos de caso continuam a funcionar tão bem.

O que constitui um bom estudo de caso?

Há várias coisas que um bom estudo de caso deve incluir. 

Aqui estão os pontos principais que você deve considerar ao se preparar para escrever um estudo de caso para seu site, e você pode usá-los como uma espécie de lista de verificação ao criar seu esboço.

# Um assunto atraente

Nem todo trabalho vale um estudo de caso. 

Escolha seus melhores projetos e realizações, onde o cliente esteja feliz com o que foi alcançado e você tenha resultados claros para mostrar por isso.

Também não importa o tamanho ou o escopo do trabalho. 

Pode ter sido uma campanha curta e única ou uma reformulação completa do site ao longo de vários meses. 

O que importa é o impacto que você teve.

E então é necessário um bom ângulo. 

Existe algo particularmente diferente ou único no problema que você resolveu? Alguma coisa diferente que você fez como negócio? Não use detalhes que não apóiem ​​o propósito, mas pense sobre por que teve tanto sucesso.

# Específico da indústria

Os estudos de caso funcionam principalmente porque tendem a ser muito focados e específicos da indústria ou do setor. 

Simplificando, você nunca deve ver um estudo de caso que seja muito geral e não direcionado ao setor em que você está.

Se você trabalha com vários setores diferentes, é uma boa ideia criar um estudo de caso para cada um, para garantir que possa alcançar cada um de seus públicos.

# Resolução de problemas demonstrável

Os estudos de caso são centrados na solução, então você precisa mostrar o seu no trabalho.

Um estudo eficaz demonstrará claramente como você pegou um problema e o resolveu usando sua experiência, produtos ou serviços. É preciso haver um antes e um depois - uma história.

# Evidência sólida

Poucas coisas podem empolgar um comprador mais do que afirmações factuais, estatísticas e dados claros - e se você não tem os resultados, simplesmente não tem um estudo de caso.

A evidência é particularmente importante hoje em dia, já que a prova social é parte do renascimento da tecnologia que estamos testemunhando. 

Os clientes tornaram- se mais experientes e exigentes em termos de provas.

Anos atrás, os clientes confiavam muito em catálogos e folhetos impressos para tomar uma decisão de compra. 

No passado, se você via um anúncio de qualquer produto, alegando que eles eram os melhores da cidade, você até acreditaria - mas agora é preciso um pouco mais do que apenas palavras.

Graças às redes sociais, seus clientes em potencial têm liberdade e facilidade para acessar informações. 

Como resultado, eles confiam menos no material de marketing. 

Eles preferem acessar análises e dados da indústria de terceiros autênticos. Eles querem saber o que outras pessoas dizem sobre sua marca ou organização.

Escolha seus dados com cuidado - de preferência, eles devem refletir o problema que seu cliente estava enfrentando. Quanto mais instigantes forem seus dados, melhor. 

# Citações e depoimentos

Não há nada como ouvir da boca da pessoa.

Incluir uma citação ou depoimento de seu cliente não é apenas um sinal de confiança, mas uma oportunidade para ele contar a história com suas próprias palavras, o que é muito mais convincente para outros clientes em potencial do que qualquer outra coisa.

# Boa apresentação

Por último, mas não menos importante, seu estudo de caso precisa ser apresentado de uma forma envolvente e de fácil digestão.

Isso inclui uma boa formatação e uma estrutura clara (que veremos em um momento), mas também os elementos visuais. 

Dependendo do tempo e do orçamento, você pode até criar um pequeno vídeo para ajudar a ilustrar a história.

Claro, todas as coisas usuais para escrever para a web ainda se aplicam: cabeçalhos e subtítulos, marcadores e listas devem ser incluídos. Faça com que seja o mais fácil possível para os scanners e skimmers por aí lerem e se envolverem com ele.

Como escrever seu estudo de caso

Como dissemos anteriormente, não se trata apenas de colocar a caneta no papel. 

A chave para escrever um estudo de caso de sucesso é acertar sua estrutura. 

Tem que ser bem lido e tem que contar aquela história importantíssima que captura seu público.

Para ajudar no fluxo da sua escrita, recomendamos estruturá-la nas seguintes seções:

1. O título

Esta linha deve ser uma visão geral impactante do projeto, talvez destacando uma das principais metas ou realizações.

Caso do Internet Reptile. cabeçalho do estudo

2. O cliente

Abra com uma breve introdução ao cliente - quem ele é, sua formação e setor. Você pode basear-se no que eles dizem no site da empresa ou no perfil do LinkedIn e mídias sociais.

3. O desafio

Explique em um ou dois parágrafos os desafios que seu cliente estava enfrentando e que gostaria de superar. Pode haver apenas um ou alguns pontos de dor diferentes.

4. A solução (e sua abordagem a ela)

Agora, para o que você realmente fez. Fale sobre como seus produtos ou serviços ajudaram a resolver esse problema. Entre nos detalhes e também explique seu pensamento e sua tomada de decisão ao longo do processo.

5. Os resultados

É aqui que você define. É sempre melhor usar números reais, não apenas declarações vagas como "mais do que dobrou o tráfego". Realmente mergulhe profundamente puxando as grandes informações!

6. O depoimento

Termine com uma cotação do seu cliente, de preferência afirmando como o negócio dele melhorou ou o quanto está satisfeito com o serviço recebido. Não precisa ser longo, mas deve ser genuíno. E certifique-se de usar suas próprias palavras, em vez de tentar fazer com que soe tipicamente corporativo.

Conclusão

Então aí está - nosso guia completo sobre como escrever um estudo de caso para o seu site que capte o seu público e, com sorte, os converta.

Claro, nunca dois estudos de caso são iguais (e nem deveriam ser), mas se você seguir uma estrutura, poderá criar novos estudos de caso facilmente.

Estudos de caso eficazes requerem tempo e esforço para serem produzidos, mas o impacto que eles podem ter e os benefícios que podem trazer para o seu negócio os tornam um investimento incrivelmente valioso.

Conteúdos relacionados